sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Resumo:
Meu Blog foi elaborado com muito carinho, seu tema: Educação inclusiva.
Textos e autores citados:
Enicéia Gonçalves Mendes / Universidade Federal de São Carlos - destaque"na atualidade temos cerca de 6 milhões de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais e não chega a 400 mil o número de matrículas"

No endereço eletrônico http://www.pedagobrasil.com.br/ conheci trabalhos, textos e comentários de Padagogos de todo o país sobre inclusão, como o da Graciela Rodrigues Educadora Especial/UFSM onde escreve que nós educadores não temos um único papel, mas múltiplos e um deles que considera importante é a busca de possibilidades no seu fazer pedagógico, transcendendo a lógica do pode/não-pode, é possível/não é possível. Possibilidades como alicerces para a construção de novos sentidos e realidades desse ensino que deve ser, assim como todos os demais e, em qualquer Escola: "especial".

No texto: Inclusão Social /Marta Gil gostei muito quando escreve que os termos " Pessoa Portadora de Deficiência, Pessoa com Deficiência ou Pessoa com Necessidades Especiais sinalizam que, em primeiro lugar, referimos-nos a uma PESSOA que, dentre outros atributos e características, tem uma deficiência, mas ela não É esta deficiência. O que importa, em primeiro lugar, é a pessoa.

Adicionei o endereço http://www.crmariocovas.sp.gov.br/top.php?t=002 onde encontrei uma lista de filmes que abordam o tema Inclusão.

O dicionário de libras, fundamental no nosso trabalho.

O que é e o que não é inclusão para discussão.

Para finalizar quero deixar a todos a certeza de que aprendi muito com o curso, com as pesquisas feitas, aqui postadas e as muitas não postadas, assim com também aprendi com as contribuições de todos os participantes do curso.

Nenhum comentário: